Dica de passeio em Olbia Sardenha: Vinícola Capichera

by - segunda-feira, setembro 17, 2018


Uma das coisas que mais amo em viajar é o inesperado. Muitas vezes temos tudo planejado, e de repente as coisas saem fora do controle - de um jeito ruim ou bom. Assim foi a nossa viagem para a Sardenha. Não foi nada como imaginamos, mas coisas lindas aconteceram! Uma delas foi conhecer a vinícola Capichera. Por acaso, ficamos no Airbnb da Giovannella, uma das donas! Para saber mais sobre onde se hospedar, clique aqui.

A Giovannella nos presenteou com uma garrafa de vinho branco, e assim que provamos fiquei encantada. Foi o melhor vinho branco que já tomei! O gosto da uva era super apurado e sofisticado, nunca provei algo igual. Quando olhei no rótulo, vi o nome dela e pensei: não pode ser coincidência. Na mesma hora mandei mensagem, conversa vem, conversa vai, ela nos convida para visitar a vinícola.


Os vinhos Capichera são os mais caros e renomados da Sardenha. O mais legal é que uma de suas vinícolas fica em Gallura, onde há um parque arqueológico, com pedras de granito. Os fundadores, Mario e Fabrizio, no início dos anos 80, viram o  potencial do Vermentino vinificado e perceberam que a união extraordinária deste variedade com solos graníticos perto do mar podia criar algo único. É por isso que o vinho tem um gosto tão particular e refinado!


 O passeio foi incrível e durou cerca de 1h30! O sobrinho da Giovannella, que se chama Emanuele, foi muito legal e nos mostrou tudo, contando curiosidades e conversando sobre diversos assuntos. Também fizemos a degustação dos vinhos brancos - deliciosos! - e do rosé também, que estava esgotado para compra. Mas o Emanuele foi tão legal que nos deu uma garrafa do rosé de presente. Claro que tomamos na praia e foi incrível.

Compramos o vinho branco que a Giovannella nos presenteou. Ele se chama Vign'angena, que significa "vinho estrangeiro" no dialeto de Gallura. Ele evoca notas fortes e florais, como flor de laranjeira, íris, maçã e também notas minerais. O gosto é bem fresco e vivo, e no final deixa um rastro de frutas, que eu amo! Custou 15€. 


Também levamos para casa um tinto, o Assaje, que significa "isso é algo", no dialeto de Gallura. A fermentação e a maceração carbônica levam em torno de 3 semanas, em tanque de ferro. Depois, ele fica 12 meses em um barril de carvalho. Como eu amo vinho tinto! O Assaje foi um dos melhores que já tomei. As notas lembram frutas vermelhas, como cereja e mirtilo, e também folhas como eucalipto. Custou 30. Pela qualidade e experiência, vale muito a pena.


As degustações são realizadas de terça a sexta, das 8h30 às 13h, e das 14h às 18h30. Aos sábados, 9h às 13h, e das 15h às 18h30. Há vários preços e tipos de degustação, então vale a pena mandar um e-mail para saber qual melhor se encaixa no seu orçamento.


Confira o site: http://www.capichera.it/
Endereço: Strada Arzachena / Anthony KM 4.

You May Also Like

0 comentários