Resenha: O oceano no fim do caminho

by - sexta-feira, agosto 23, 2013



Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Fizemos vários posts sobre a Semana Neil Gaiman, só ficou faltando a resenha. Depois de conhecer mais o autor fiquei morrendo de vontade de ler esse lançamento. E não me decepcionei!

Amo esses livros que nos surpreendem ao longo da leitura. Não imaginei que o tema do livro seria esse. (Não vou falar aqui para não soltar spoiler). O livro tem um ritmo muito rápido, li em um dia. Amei a personagem Lettie, a achei muito fofa e segura de si, sempre tentando ajudar o personagem principal, que por sua vez não tem nome no livro.

Alguns dizem que Neil se insere no próprio livro, por isso não deu nome ao personagem principal. Ele mesmo disse que se inspirou em sua infância para escrever algumas cenas de O oceano no fim do caminho. Bacana, né?

Eu ficava torcendo para o personagem ir à fazenda Hempsotck toda hora, pois as refeições que as moças preparavam para ele eram simplesmente deliciosas. Me lembrou muito do interior, onde tomamos leite quentinho da vaca, frutas colhidas na hora, queijo fresco e essas comidinhas que amamos! Incrível como o autor faz uma mistura de sensações ao longo do livro, me senti super confortavel, não queria parar.

Não é à toa que Gaiman faz muito sucesso, achei o livro adorável, uma leitura super gostosa. Achei bem parecido com o Stardust e também com o livro As aventuras do caça feitiço. Já leram alguma coisa do Neil Gaiman? Agora quero ler o Coraline, parece ser nesse estilo também!

Super indico a leitura, tenho certeza de que vocês vão se apaixonar pela história comovente e encantadora e também pelo autor! 


You May Also Like

8 comentários

  1. Olá! Tudo na paz do nosso grandioso Deus? Espero que esteja! Nossa, esse livro já está na minha lista de desejados para a bienal deste mês! A capa é linda! Vou conferir o livro, leu ele em um dia? *ooo* Deve ser muito bom!
    Beijocas! Fique com nosso grandioso Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu li esse livro, li também algumas resenhas logo depois. Eu posso dizer que eu achei chato? Não sei por que, mas me parece que a maioria das pessoas que leram o livro, viram coisas que eu não consegui enxergar.
    Será que tem algo errado comigo?
    Meninas, me explique por e-mail o que Gaiman realmente quis dizer!!!
    Porque pra mim é mais um livro chato e graça a Deus, curto.
    Esse é meu e-mail: elainefsa02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é apaixonante! Achei sensacional que ele não colocou nome no personagem principal, tipo nem precisou.. A trama foi tão perfeita e fluiu tão bem que nem ligamos pelo fato dele nem ter nome. Amei demais, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Pura magia!
    Está na minha lista de desejados!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não li nada do Gaiman. :x
    É até um absurdo. Tenho uma amiga super fã do autor e tem todos os livros dele. Ela só vive me recomendando.
    A história deste livro parece ser incrível. Só a premissa já me encanta e me deixa interessadíssimo. Espero não me decepcionar.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Vou ir comprar o livro nessa semana, todos estão falando muito bem do livro!
    Adorei a resenha :D
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Os livros dele são sensacionais! Conheci bastante coisa depois dos posts de vocês (que foram incrivelmente inspiradores), o cara é genial! Fiquei super contente com essa nova descoberta no mundo da leitura. Mais um :D

    ResponderExcluir
  8. Os livros do Niel Gaiman são muito, muito bons. e o melhor são os finais deles! PFVR. Ele é um dos meus autores favoritos!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir