Resenha: 1222 - Anne Holt

by - quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Sinopse: A 1222 metros de altitude, um acidente de trem. Uma impiedosa nevasca. Um hotel centenário. E um assassinato! Uma ex-policial, tão astuta e brilhante quanto sarcástica e antissocial, é a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado. Isolados do resto do mundo por causa da neve, uma atmosfera de medo, hostilidade e desconfiança instala-se no hotel onde eles se refugiaram. Mas Hanne não quer se envolver. Ela sabe que a verdade cobra um preço muito alto. Ao longo dos anos, sua busca por justiça lhe custou o amor de sua vida, sua carreira na polícia de Oslo e a própria mobilidade. No entanto, encurralada por um assassino, encurralada pela pior nevasca da história, Hanne - e os outros passageiros - não tem saída. Em uma situação extrema, as máscaras logo caem... E, nesse grupo, muitas pessoas não são o que parecem. Aliando sua capacidade de dedução a seu instinto, Hanne mergulha em um enigma difícil e surpreendente.

Amo thrillers, e confesso que nunca tinha lido nada de escritores noruegueses. Anne Holt já vendeu  milhões de livros no mundo todo, e é muito conhecida lá fora por escrever bons suspenses. 1222 promete uma trama cheia de revelações e ação, mas será que cumpre tudo isso? Vem comigo.
Pensem na pior tempestade de neve do ano. Agora pensem em um acidente de trem no meio dessa tempestade. É isso que acontece em 1222. Felizmente, apenas uma pessoa morre nessa fatalidade, e logo o socorro chega - agora todos os passageiros do trem se hospedarão num hotel perto dali. Abrigo, comida, água quente... Parece o lugar perfeito, até algumas pessoas começarem a morrer. Quem é o assassino? E por que está matando pessoas da igreja?
O livro é narrado em primeira pessoa, o que atrapalhou um pouco a minha leitura. Isso porque a personagem é insuportável. Anti-social, chata, e desconfia de todos - isso porque era policial, e um acidente a fez perder o movimento das pernas. Não gostei muito da Hanne. Apesar disso, a história tem seu valor.
A trama em si é boa, o desfecho também. Infelizmente o que não surpreendeu foi a identidade do assassino, achei que a autora poderia ter escolhido alguém menos óbvio. Gostaria que ela tivesse explorado, também, a situação dos hóspedes misteriosos, que ninguém sabia quem era, mas que no final acaba sendo algo muito bom e eletrizante. Talvez a autora aborde isso num próximo livro, quem sabe?
No geral, é um ótimo livro, com segredos e afins, mas acho que faltou aquele toque final de revelação + ação, sabem? 

Alguém aí já leu o livro?
Nos encontre nas redes sociais:

         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

0 comentários