Resenha: A Viúva - Fiona Barton

by - quinta-feira, março 30, 2017

Sinopse: Ao longo dos anos, Jean Taylor deixou de contar muitas coisas sobre o terrível crime que o marido era suspeito de ter cometido. Ela estava muito ocupada sendo a esposa perfeita, permanecendo ao lado do homem com quem casara enquanto convivia com os olhares acusadores e as ameaças anônimas. No entanto, após um acidente cheio de enigmas, o marido está morto, e Jean não precisa mais representar esse papel. Não há mais motivo para ficar calada. As pessoas querem ouvir o que ela tem a dizer, querem saber como era viver com aquele homem. E ela pode contar para eles que havia alguns segredos. Afinal, segredos são a matéria que contamina (ou preserva) todo casamento. Narrado das perspectivas de Jean Taylor, a viúva, do detetive Bob Sparkes, chefe da investigação, cuja carreira é posta em xeque pelo caso, e da repórter Kate Waters, a mais habilidosa dos jornalistas que estão atrás da verdade, o romance de Fiona Barton é um tributo aos profissionais que nunca deixam uma história, ou um caso, escapar, mesmo que ela já esteja encerrada.

O livro é dividido em capítulos que se passam no ponto de vista de vários personagens. A viúva, a repórter Kate Water, o detetive Bob Sparkles e a mãe de uma garotinha desaparecida. A história se passa no passado e presente.  


Muito mais que um thriller, "A viúva" é uma obra que explora arduamente uma relação abusiva. Jean Taylor era uma pessoa "normal" e sem traumas, até conhecer seu futuro marido, Glen. Jean é uma personagem muito bem construída, que cativa e surpreende o leitor. A cada página a complexidade da mente de Jean é mostrada, revelando segredos. Dentro do casamento Jean se torna submissa às vontades e loucuras do marido, tornando-a cada vez mais infeliz. É muito interessante (e triste) ver como Glen faz um jogo psicológico com sua mulher, matando suas vontades e opiniões próprias. Nos dias de hoje acho extremamente importante abordar esse tipo de relação, para abrir os olhos das pessoas que se encontram na mesma situação.

Outra coisa que achei muito interessante e verdadeiro no livro foi como a imprensa pode acabar com a vida de alguém. Como eles conseguem manipular as pessoas para enxergarem somente um criminoso. Me lembrou muito o documentário de OJ Simpson que tem na Netflix. A mídia quer vender e lucrar, não importa se o acusado é realmente culpado. Isso, muitas vezes, acaba dificultando o trabalho da polícia e tribunais, já que sofrem uma pressão imensa para solucionar o caso e definir se o indivíduo é realmente o culpado, apesar do mundo todo achar que é. 


A única coisa que me deixou decepcionada foi a maneira de como o crime aconteceu. Acho que a autora poderia ter criado uma explicação mais mirabolante, pois eu esperava algo surpreendente e inusitado, o que acabou não acontecendo. 

Apesar disso, "A viúva" é um livro que merece ser lido, devido a imersão na mente da personagem principal e como uma relação abusiva transforma alguém. 

Alguém aí já leu?



You May Also Like

0 comentários